Warning: A non-numeric value encountered in /home/pessoasmelhores/app/modules/website/controllers/empresa/artigosController.php on line 41

Warning: A non-numeric value encountered in /home/pessoasmelhores/app/modules/website/controllers/empresa/artigosController.php on line 41
Pessoas melhores

Família Artigos

Pais podem ajudar os filhos a estudar melhor?

Fonte/Autor: Edésio Reichert

É comum ouvir, pelo país todo, na maioria das escolas, a expressão: semana de provas. Esta prática, associada a outras ações que há muito tempo fazem parte da rotina escolar e do ambiente familiar, criaram a cultura do “estudar para as provas”. Contudo, o Prof. Pierluigi Piazzi, nos seus livros Aprendendo Inteligência, Estimulando Inteligência e Ensinando Inteligência, comprova que o cérebro funciona num ciclo de 24 horas e que os conteúdos vistos em sala de aula, se não forem reforçados, no mesmo dia, antes de dormir, podem ser “apagados” durante o sono, pois dormir significa, “limpar” o cérebro. E propõe que a melhor maneira de “estudar para aprender, é estudar pouco mas todo o dia”. E ao estudar todo dia, para fixar no cérebro e não mais esquecer, ele recomenda que se escreva o máximo possível, fazendo resumos, exercícios, mesmo que o papel escrito seja depois jogado no lixo, pois quando se faz isto, a mais importante “escrita” não é no papel, é no cérebro.

Porém para aquisição do hábito de estudar pouco, mas todo dia e escrevendo, os pais ou responsáveis pela criança ou adolescente devem fazer todo esforço possível, devem insistir, pois hábito se adquire pela repetição. Mesmo aqueles pais que trabalham o dia todo, devem tirar um tempinho ao final do dia para ver se o filho estudou conforme a orientação.

Afinal, não são os filhos aquilo que os pais mais amam? Ou querem os pais que seus filhos sejam na vida adulta, analfabetos funcionais, mal preparados profissionalmente? Pensamos que não. Por isso, vale todo esforço possível para a aquisição de tão importante hábito.