Warning: A non-numeric value encountered in /home/pessoasmelhores/app/modules/website/controllers/empresa/artigosController.php on line 41

Warning: A non-numeric value encountered in /home/pessoasmelhores/app/modules/website/controllers/empresa/artigosController.php on line 41
Pessoas melhores

Empresa Artigos

Empresários e o bem adicional que podem realizar

Fonte/Autor: Edésio Reichert

Fez parte da construção do Movimento Pessoas Melhores, conversa com muitas pessoas, entre elas, empresários. E somente nas últimas semanas, anterior ao lançamento do Movimento, em novembro de 2014, pelo menos três deles falaram coisas muito semelhantes: “Gostaria de fazer algo a mais para ajudar, para melhorar nossa comunidade, nossa cidade.”

Ser um empreendedor já é por natureza, um trabalho que exige coragem, persistência, responsabilidade e a certa altura, boa dose de generosidade. Abrir uma empresa, apresentar um produto ou serviço, manter qualidade, manter e pagar os colaboradores comprovam estas características do bom empreendedor. Para muitas pessoas, talvez seja difícil concordar com isso, pois a visão mais curta, vê apenas o lucro, os ganhos, os bens materiais que um empresário de sucesso demonstra.

Além destes aspectos intrínsecos à profissão, uma parte dos empreendedores querem fazer ainda mais, pois sentem que podem utilizar a força criadora, a coragem de empreender, para contribuir com outras melhorias, na vida das pessoas, próximas da empresa, da comunidade. O Movimento Pessoas Melhores apresenta ideias muito simples, que vão ao encontro justamente a este anseio, de fazer algo a mais, do que apresentar um produto ou serviço.

A famosa frase, que o melhor “não é dar o peixe, mas sim, ensinar a pescar” bem cabe aqui. A ignorância só traz problemas, dificuldades, em todos os sentidos da vida. Levar uma pessoa a descobrir o prazer de ler, é proporcionar-lhe algo inimaginável no campo das descobertas, da imaginação, da criatividade e do conhecimento. O mundo se abre para ela efetivamente se tornar uma pessoa melhor, em alimentação, em saúde, no relacionamento com outras pessoas, em valores morais e em conhecimentos e habilidades, em retorno financeiro; enfim, em tudo será possível melhorar.

Outra sugestão, é trabalhar e mostrar aos colaboradores que são pais, alguns valores indispensáveis a uma boa educação de filhos. Cobrar honestidade dos políticos é correto, mas melhor ainda, é praticá-la dentro de casa. Deixar claro para os filhos quem é autoridade dentro de casa; pois quem aprende respeitar em casa, saberá praticar o respeito fora dela. Quem aprende cooperar dentro de casa, fora, não terá dificuldade para isto. Mostrar aos colaboradores como podem ajudar os filhos que já frequentam a escola, a estudar para aprender, e não apenas para as provas; é algo extraordinário, de uma grandiosidade digna das pessoas generosas.

O Movimento apresenta muitas sugestões, mas essas duas são simples de serem implementadas e profundamente transformadoras: 1) implantar uma pequena biblioteca na empresa; 2) em qualquer reunião, utilizar alguns minutos, para falar sobre pontos que o Movimento apresenta, isto é, conversar com seus colaboradores sobre valores na educação dos filhos, sobre leitura, sobre estudar, etc.

O maior foco de qualquer empreendedor é produzir riquezas gerar renda e bem estar. Contudo, construir prosperidade econômica, com acesso a produtos altamente tecnológicos, sem um paralelo progresso cultural e em valores morais, nossos indicadores sociais, continuarão ruins.

Caso realize qualquer ação que vá ao encontro ao que estamos propondo e julga que pode inspirar outros empresários, compartilhe, entre em contato. Podemos formar uma grande rede de atuação, pelo país todo, na promoção de PESSOAS MELHORES.

País desenvolvido se constrói com a maioria da população bem educada (em valores morais) e bem instruída(conhecimentos e habilidades)