Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Outras Iniciativas

Ler é viajar sem sair do lugar.

Mariza Schiochet é professora de Português e Literatura. Aposentou-se do Estado recentemente, mas continua lecionando nas escolas municipais de Joinville.

Ela está desenvolvendo um trabalho de formiguinha, mas que vem transformando a vida de muita gente, através da leitura. Percebendo a atual realidade que está afastando, cada vez mais o cidadão comum do ato de ler iniciou este trabalho.

Há pouco mais de dois anos, ao levar sua mãe para o tratamento de quimioterapia, observou que as pessoas (doentes e acompanhantes) ficavam muito tempo ociosas, à espera de consultas ou de tratamento, no setor de Oncologia do Hospital São José, lá em Joinville, e decidiu criar o projeto de leitura “Ler é viajar sem sair do lugar”. Uma caixa de livros e gibis foi deixada lá, para que todos pudessem ler o que desejassem. Sucesso total. Deu tão certo que Mariza decidiu levar mais caixas de livros para outros locais. Está também na sede do Hemosc; na Casa Padre Pio (que recebe pessoas que vão fazer tratamento médico); na Casa Adalton (que auxilia famílias de crianças com câncer); PAM- Posto de Saúde no Bairro Bucarein; Espaço Criativo Júlio Emílio Braz - local para leitura e atividade artística, num bairro carente e violento.

Atualmente são 9 locais, com caixas de livros, gibis, revistas. Junto com a caixa de leitura, fica um banner que fala do projeto e do incentivo à leitura. Uma vez por mês, passa para abastecer ou organizar a caixa

A leitura é algo prazeroso ajuda a passar o tempo e colabora para a emancipação social e promoção da cidadania.

 

Por enquanto, os maiores incentivadores, com doações de livros, gibis, são os amigos, alunos e ex-alunos. Porém toda e qualquer ajuda, sempre é benvinda. O projeto é sem fins lucrativo.

 

Contato: e-mail izaschiochet@gmail.com

 

Página no Facebook: https://www.facebook.com/livroparatodos?fref=ts

 

Uma cidade que lê

Dilma Morais Negromonte, Secretária de Saúde do Município de Santa Luzia-PB, ao entrar no mundo fantástico do Facebook, sentiu uma [...]

Projeto "Pescando Leitores"

COLÉGIO ESTADUAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO – PREMEN - TOLEDO- PR   O projeto nasceu em 2006 diante das grandes dificuldades apresentadas pelos [...]

Materiais que não podem faltar numa sala de aula, do ensino fundamental

Um mapa político do seu Estado, um mapa político do Brasil e do Mundo, um globo político e um dicionário. [...]


Livros que inspiraram O Movimento

Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência

+ Detalhes
Professor não é Educador

Professor não é Educador

+ Detalhes
Ensinando Inteligência

Ensinando Inteligência

+ Detalhes
Estimulando Inteligência

Estimulando Inteligência

+ Detalhes

Depoimentos

Milton ferreira

Ouvi algumas frases desta página na Radio educativa sul Brasil, e resolvi fazer uma visita e ver as idéias, e gostei pois é disso que o mundo precisa um trabalhar de concientização para uma nova cultura, onde o erro não está nas drogas, no desemprego ou bebida como ja citei antes (drogas). Quem causa os problemas e desordem na sociedade são pessoas, por isso que a conscientização é uma importante ferramenta para ter um País melhor. A criança nasce nu e analfabeto, as primeiras palavras quem as ensinam são os pais, se a criança é revoltada tem algum erro na criação, pois visitando algumas instituições de tratamento de depedentes químicos, conversando com algumas Assistente Sociais, entendo que, as brigas, pais abandonado na velhice, isso vem do modo de tratamento e criação. Aos pais deixo um recado; Trate bem o teu Filho e terás uma Velhice Tranquila.
Deixe seu depoimento