Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Estudar para aprender significa estudar pouco, mas todo o dia.

Empresa | Artigos

Empresários e o bem adicional que podem realizar

Autor/fonte: Edésio Reichert

Fez parte da construção do Movimento Pessoas Melhores, conversa com muitas pessoas, entre elas, empresários. E somente nas últimas semanas, anterior ao lançamento do Movimento, em novembro de 2014, pelo menos três deles falaram coisas muito semelhantes: “Gostaria de fazer algo a mais para ajudar, para melhorar nossa comunidade, nossa cidade.”

Ser um empreendedor já é por natureza, um trabalho que exige coragem, persistência, responsabilidade e a certa altura, boa dose de generosidade. Abrir uma empresa, apresentar um produto ou serviço, manter qualidade, manter e pagar os colaboradores comprovam estas características do bom empreendedor. Para muitas pessoas, talvez seja difícil concordar com isso, pois a visão mais curta, vê apenas o lucro, os ganhos, os bens materiais que um empresário de sucesso demonstra.

Além destes aspectos intrínsecos à profissão, uma parte dos empreendedores querem fazer ainda mais, pois sentem que podem utilizar a força criadora, a coragem de empreender, para contribuir com outras melhorias, na vida das pessoas, próximas da empresa, da comunidade. O Movimento Pessoas Melhores apresenta ideias muito simples, que vão ao encontro justamente a este anseio, de fazer algo a mais, do que apresentar um produto ou serviço.

A famosa frase, que o melhor “não é dar o peixe, mas sim, ensinar a pescar” bem cabe aqui. A ignorância só traz problemas, dificuldades, em todos os sentidos da vida. Levar uma pessoa a descobrir o prazer de ler, é proporcionar-lhe algo inimaginável no campo das descobertas, da imaginação, da criatividade e do conhecimento. O mundo se abre para ela efetivamente se tornar uma pessoa melhor, em alimentação, em saúde, no relacionamento com outras pessoas, em valores morais e em conhecimentos e habilidades, em retorno financeiro; enfim, em tudo será possível melhorar.

Outra sugestão, é trabalhar e mostrar aos colaboradores que são pais, alguns valores indispensáveis a uma boa educação de filhos. Cobrar honestidade dos políticos é correto, mas melhor ainda, é praticá-la dentro de casa. Deixar claro para os filhos quem é autoridade dentro de casa; pois quem aprende respeitar em casa, saberá praticar o respeito fora dela. Quem aprende cooperar dentro de casa, fora, não terá dificuldade para isto. Mostrar aos colaboradores como podem ajudar os filhos que já frequentam a escola, a estudar para aprender, e não apenas para as provas; é algo extraordinário, de uma grandiosidade digna das pessoas generosas.

O Movimento apresenta muitas sugestões, mas essas duas são simples de serem implementadas e profundamente transformadoras: 1) implantar uma pequena biblioteca na empresa; 2) em qualquer reunião, utilizar alguns minutos, para falar sobre pontos que o Movimento apresenta, isto é, conversar com seus colaboradores sobre valores na educação dos filhos, sobre leitura, sobre estudar, etc.

O maior foco de qualquer empreendedor é produzir riquezas gerar renda e bem estar. Contudo, construir prosperidade econômica, com acesso a produtos altamente tecnológicos, sem um paralelo progresso cultural e em valores morais, nossos indicadores sociais, continuarão ruins.

Caso realize qualquer ação que vá ao encontro ao que estamos propondo e julga que pode inspirar outros empresários, compartilhe, entre em contato. Podemos formar uma grande rede de atuação, pelo país todo, na promoção de PESSOAS MELHORES.

País desenvolvido se constrói com a maioria da população bem educada (em valores morais) e bem instruída(conhecimentos e habilidades)

05/08/2016 Melhora de aprendizagem, pelas ações de uma empresa.

O que tem a ver, uma indústria, com o boletim de uma aluna do 4º ano do ensino fundamental? Aparentemente [...]

20/10/2014 Setor produtivo pode influenciar em mudanças culturais positivas.

O setor produtivo e as entidades organizadas, de qualquer país, são uma força poderosa de transformação. E não queremos aqui [...]


Livros que inspiraram O Movimento

Ensinando Inteligência

Ensinando Inteligência

+ Detalhes
Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência

+ Detalhes
Estimulando Inteligência

Estimulando Inteligência

+ Detalhes
Professor não é Educador

Professor não é Educador

+ Detalhes

Depoimentos

Milton ferreira

Ouvi algumas frases desta página na Radio educativa sul Brasil, e resolvi fazer uma visita e ver as idéias, e gostei pois é disso que o mundo precisa um trabalhar de concientização para uma nova cultura, onde o erro não está nas drogas, no desemprego ou bebida como ja citei antes (drogas). Quem causa os problemas e desordem na sociedade são pessoas, por isso que a conscientização é uma importante ferramenta para ter um País melhor. A criança nasce nu e analfabeto, as primeiras palavras quem as ensinam são os pais, se a criança é revoltada tem algum erro na criação, pois visitando algumas instituições de tratamento de depedentes químicos, conversando com algumas Assistente Sociais, entendo que, as brigas, pais abandonado na velhice, isso vem do modo de tratamento e criação. Aos pais deixo um recado; Trate bem o teu Filho e terás uma Velhice Tranquila.
Deixe seu depoimento